A ROTA PERFEITA PARA QUEM QUER CONHECER PORTUGAL E ESPANHA DE CARRO!

Pegar o carro e passar dias na estrada é uma boa maneira de conhecer dois destinos europeus que são muito requisitados por brasileiros: Portugal e Espanha. E Fazer isso sem ficar refém de agências de turismo ou de horários itinerários dos ônibus, é algo que pode ser o sonho de muitos. O Dubbi, um site colaborativo de viagens, montou um roteiro para quem quiser se aventurar nesses dois países que conquistam a américa do sul desde 1500.


ROTEIRO

Uma das melhores opções, pela paisagem e pela qualidade das estradas, é sair de León, na Espanha, e ir até o Porto, em Portugal. No caminho, passa-se por Lugo, Santiago de Compostela e Vigo, já próximo à fronteira. No país lusitano, é possível visitar aionda Viana do Castelo, Braga, Guimarães e, finalmente, o destino final, a cidade de Porto.

Total de cidades visitadas: 8
Distância a ser percorrida: 623 km

Clique aqui e veja com detalhes o mapa.
Clique aqui e veja com detalhes o mapa.

DICA

As grandes locadoras aceitam que o carro seja alugado em um país e devolvido em outro.


O QUE FAZER EM CADA CIDADE?

LEÓN (ESP)

No ponto de partida, não deixe de visitar a Catedral de León, uma das principais obras do estilo gótico francês. É muito difícil não se encantar com a arquitetura imponente da construção. Uma manhã basta na cidade.

Mosteiro de San Miguel de Escalada, na região de Léon
Mosteiro de San Miguel de Escalada, na região de Léon

LUGO (ESP)

Pare em Lugo para almoçar. Em seguida, uma dica é visitar a parte histórica e apreciar a muralha romana da cidade, construção feita pelo imperador Augusto, em 13 a.C., para anexar o noroeste da Península Ibérica ao Império Romano.

Muralha Romana de Lugo, Espanha.
Muralha Romana de Lugo, Espanha.

SANTIAGO DE COMPOSTELA (ESP)

Se seu sonho é fazer o caminho de Santiago de Compostela, este roteiro NÃO é o ideal. Existem vários caminhos que levam a Santiago, sendo o mais tradicional o que cruza os Pirineus. Aqui a intenção é apenas conhecer a cidade, e não ter a experiência dos andarilhos. Procure um hostel (opções a partir de R$ 45) ou um hotel e programe-se para ficar pelo menos um dia na cidade. Para a noite, um dos lugares mais visitados é o Pub Momo. Mas não deixe de descansar para ter força de visitar o centro histórico e os diversos museus do local no dia seguinte, além da Catedral de Santiago de Compostela. No finzinho da tarde, é hora de prosseguir viagem.

Pub Momo, Santiago de Compostela, Espanha.
Pub Momo, Santiago de Compostela, Espanha.

VIGO (ESP)

Se estiver viajando no verão, estender sua estadia em Vigo pode ser uma BOA opção. A cidade possui algumas das melhores praias da Galícia, com águas transparentes e areia branca e fina. Diversos parques e um museu dedicado ao mar são outros atrativos da cidade.

Vista aériea, Vigo
Vista aériea, Vigo

VIANA DO CASTELO (PORT)

Há 5 séculos, grandes expedições rumo ao desconhecido partiam do porto de Viana do Castelo. O lugar era um dos principais pontos de partida dos portugueses na época da Grandes Navegações. Reserve uma tarde para visitar o Parque Nacional da Peneda-Gerês, com belos montes, vales e quedas d’água.

Parque Nacional da  Peneda-Gerês
Parque Nacional da Peneda-Gerês

BRAGA (PORT)

Considerada a ‘Roma Portugesa’, possui mais de 30 igrejas, entre elas a catedral da Sé (isso, igual a de São Paulo), a mais antiga do país. É um prato cheio para aprender sobre a história do país. Se tiver fôlego, suba os 670 degraus até o Santuário do Bom Jesus do Monte, no alto de uma colina. Pode parecer uma penitência, mas vale a pena apreciar a escadaria em estilo barroco.

Jardim de Santa Bárbara, no centro histórico da cidade de Braga
Jardim de Santa Bárbara, no centro histórico da cidade de Braga

GUIMARÃES (PORT)

Assim que chegar à cidade, estacione o carro e explore o centro histórico a pé. Os locais imperdíveis são o Castelo de Guimarães, o Largo da Oliveira e o Paço do Duque de Bragança. Quando voltar ao carro, uma boa opção e ir até a Penha e subir uma estrada de pedra, até obter uma bela vista panorâmica da cidade.

Paço dos Duques de Bragança
Paço dos Duques de Bragança

PORTO (PORT)

Para encerrar o passeio e comemorar os 600 km pela península ibérica, é hora do vinho do Porto. O curioso é que os armazéns do famoso vinho ficam em Vila Nova de Gaia, cidade vizinha situada do outro lado do rio Douro. Quando a fome apertar, não deixe de experimentar um lanche chamado Francesinha (foto), acompanhado, claro, uma porção de batatas fritas.

Foto por Sean Pavone/iStock
Foto por Sean Pavone/iStock

Referências do site Dubbi

Matéria: Catraca Livre

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s