[SÉRIE] CURIOSIDADES QUE VOCÊ POSSIVELMENTE NÃO SABIA SOBRE O BRASIL: NORDESTE

Olá, tudo bem little monsters?

Essa semana vou alimentar o blog com um conteúdo que encontrei no catraca livre, não costumo fazer isso mas, achei o conteúdo muito interessante para fazer uma série de 5 dias. Espero que gostem.


Maranhão (MA)

   O Maranhão é o estado com menor quantidade de automóveis por habitante do país e é também o estado com maior índice de pobreza. Sua capital, São Luís, é a única cidade brasileira fundada por franceses. Seu centro histórico é patrimônio mundial da Unesco e litoral maranhense abriga algumas das praias mais bonitas do Brasil e é um dos principais pontos turísticos do país. Contudo, se você pretende visitá-las é preciso tomar alguns cuidados. Maranhão é o único estado em que é necessário tomar vacina contra febre amarela para visitar qualquer um dos municípios, inclusive a capital. Além da vacina, também é uma boa ideia fazer um seguro viagem.

38Z_11

(PI)

   A população do Piauí tem o maior percentual de católicos do país, cerca de 85 das pessoas que vivem lá só católicas. Essa devoção gera fatos curiosos como o Pé de Jesus, uma pedra no centro da cidade de Oeiras, sobre a qual há uma marca de um pé esquerdo. As pessoas que visitam o local acreditam que essa é a pegada de Jesus. Ao lado dela, há também a pegada do diabo, todos que visitam o lugar, acendem uma vela para Jesus e jogam uma pedra sobre a marca do diabo.

Ceará (CE)

   A praia das Dunas, na região metropolitana de Fortaleza, abriga o maior parque aquático da América Latina. O estado também é onde se encontra um dos principais sítios arqueológicos do mundo, a Chapada do Araripe. Outra região de destaque é a cidade de Juazeiro do Norte, uma das principais cidades de peregrinação do país. Devotos do Padre Cícero vão todos os anos rezar e pagar promessas, no dia de finados cerca de meio milhões de pessoas visitam a cidade em romaria.

araripe-1

Rio Grande do Norte (RN)

   O município de Mossoró no Rio Grande do Norte além de ser o maior produtor de petróleo em terra do país, é também o maior produtor de sal. Cerca de 90% do sal produzido no Brasil vem do Rio Grande do Norte. O estado também abriga o maior Cajueiro do Mundo –a árvore cobre uma área de cerca de 8.500 m² e produz cerca de 2,5 toneladas de caju por safra.

76o78o7

Pernambuco (PE)

   A cidade de Caruaru em Pernambuco afirma ter a maior festa Junina do mundo, que se estende por todo o mês de junho e reúne cerca de 2 milhões de pessoas. Além da tradicional festa popular, a cidade também abriga uma das maiores feiras livres do mundo, a Feira de Caruaru, que existe há mais de 200 anos e conta com cerca de 5 mil barracas. Nela são vendidas não somente frutas e verduras, mas também artesanato da região, além de ser um local onde se encontram diversos músicos e artistas de rua.

76o78o7

Paraíba (PB)

João Pessoa, a capital da Paraíba, é conhecida também como “Porta do Sol”, porque é a cidade mais ao leste da América e a primeira a receber os raios do sol. Embora ela seja considerada a cidade mais verde do Brasil e a segunda do mundo, ela também é a cidade mais violenta do país, com uma taxa de cerca de 79 homicídios para cada mil habitantes. Também localizada no estado está a praia de Tambaba, que além de ser a primeira praia nudista do Brasil, cedia todos os anos um campeonato de surfe naturalista, onde todos os competidores surfam nus.

My beautiful picture
My beautiful picture

Sergipe (SE)

   Aracaju, a capital do menor estado brasileiro, é provavelmente um dos melhores lugares do mundo para dançar forró. Nela, todos os anos, ocorre o Forró Caju, uma festa junina que reúne cerca de 140 atrações de todo o país e é visitada por cerca de 1 milhão de pessoas. A festa dura 14 dias e é um dos principais festivais de Sergipe e do Brasil.

MLY

Alagoas (AL)

Existem centenas de réplicas da Estátua de Liberdade no mundo inteiro, contudo, em Maceió, capital de Alagoas, você pode encontrar uma das poucas réplicas feitas pela mesma fundição que confeccionou a estátua que fica em Nova York, a Fundição Val d’Osne.

MLY

Bahia (BA)

O maior e mais populoso estado do nordeste brasileiro possui também a maior população de negros do Brasil, que representam cerca de 16,8% de seus habitantes. O estado abriga também o maior número de ciganos do país, é o maior produtor de cacau, feijão e mandioca do Brasil e nele encontra-se a maior baía do país, a Baía de Todos os Santos que banha Salvador e outros 10 municípios.

76o78o7

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s