[SÉRIE] CURIOSIDADES QUE VOCÊ POSSIVELMENTE NÃO SABIA SOBRE O BRASIL: NORTE

Olá, tudo bem little monsters?

Essa semana vou alimentar o blog com um conteúdo que encontrei no catraca livre, não costumo fazer isso mas, achei o conteúdo muito interessante para fazer uma série de 5 dias. Espero que gostem.


Amazonas (AM)

É fácil encontrar fatos interessantes sobre o maior estado do Brasil se falarmos da floresta Amazônica. A diversidade biológica na maior floresta tropical do mundo é impressionante: um hectare de floresta contém mais espécies do que toda a América do Norte, por exemplo. Mas se isso não é novidade para você, talvez o fato de que lá se encontra uma das melhores escolas de guerra do mundo seja. O Centro de Instrução de Guerra na Selva, a alguns quilômetros de Manaus, oferece um dos melhores e mais difíceis treinamentos militares do mundo para combate na selva. O curso é tão difícil que faz Tropa de Elite parecer brincadeira.

AM

Roraima (RR)

Para começar, vamos esclarecer a principal controvérsia sobre o estado menos densamente povoado do Brasil. Você pode pronunciar “Roráima” ou “Rorâima”, tanto faz as duas maneiras estão certas. O curioso talvez seja que nenhuma das duas formas corresponde à pronúncia original do nome indígena que é “Roraíma”. Ele é o estado com maior percentual de população indígena do país e com menor PIB.

roraima

Amapá (AP)

O Amapá foi um dos últimos territórios brasileiros a tornar-se um estado, a decisão foi tomada na Assembleia constituinte em 1984 e o estado foi instalado só em 1991. Ele tem uma das maiores reservas indígenas do país e foi o primeiro estado brasileiro a ter todas as terras indígenas demarcadas. A maior parte de seu território (72%) é ocupada por áreas protegidas, o que o torna o estado com maior porcentagem de Unidades de conservação do país. Sua capital, Macapá, é a única capital do país cortada pela linha do equador, o que faz com que ela seja um dos melhores lugares do país para observar os equinócios.

amapa

Pará (PA)

O segundo maior estado brasileiro abriga o maior município em extensão territorial da América Latina e o terceiro do mundo, a cidade de Altamira. Também localizado no estado, está a Ilha de Marajó, a maior ilha do país e a maior ilha fluviomarinha do mundo. Mas talvez um dos lugares mais curiosos do estado seja Fordlândia, uma cidade criada por ninguém menos que Henry Ford, um dos pais da indústria automotiva. Adquirida por sua empresa em 1927, a cidade fazia parte de um projeto de criar um centro de extração de Látex para confecção de pneus. Ford construiu não só diversas fábricas e casas no modelo dos subúrbios americanos, mas também igrejas, restaurantes, lojas, enfim, uma cidade americana completa. No entanto, a invenção da borracha sintética e os altos custos para transportar o sonho americano para o meio da floresta amazônica inviabilizaram completamente o projeto. Hoje Fordlândia transformou-se em uma cidade fantasma, completamente abandonada.

amapa

Tocantins (TO)

A história de Tocantins é marcada por diversos movimentos separatistas interessantes que você provavelmente não ouviu falar nas aulas de história, porquê seu professor não contou ou simplesmente porquê você não estava prestando atenção, mas esse é o tipo de curiosidade fácil de encontrar na internet. Algo mais interessante que talvez você não saiba é que Palmas, a capital do estado, irá sediar os primeiros Jogos Mundiais dos Povos Indígenas. O evento reúne competidores de 22 países e 24 etnias, entre as diversas provas encontram-se cabo de força, corrida de tora, arremesso de lança, e Xikunahati, uma espécie de futebol jogado com a cabeça.

dilma_-_jogos_indigenas

Rondônia (RO)

Rondônia tem o pior índice de transparência do Brasil, mas é o segundo Estado com o melhor índice Gini, que mede desigualdade social. Apesar do aparente isolamento, ele é a região com o segundo maior número de celulares por habitante do país. Nele está situada a Reserva Roosevelt, propriedade dos Índios Cintas-largas. Acredita-se que nessa região esteja localizada uma das maiores minas de diamantes do mundo. Por ser uma área de preservação indígena, a extração de minerais é proibida, questão que já gerou muita polêmica e controvérsia.

Super protegida, não?
Super protegida, não?

Acre (AC)

A última região brasileira a ser povoado, o Acre foi um território adquirido da Bolívia pelo Brasil em 1903 depois da Revolução Acreana, mais um desses fatos históricos que você deveria ter aprendido na escola. O estado ganhou seu primeiro shopping center em 2011, que foi construído em sua capital, a cidade de Rio Branco. Apesar do isolamento, ela não é a última capital brasileira a ter um shopping center, esse título vai para Boa Vista, capital de Roraima, que inaugurou seu primeiro shopping em 2014.

38Z_11

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s