MARCELO VI 1

Planejamento Financeiro 14/10

 

O que é conta?

Didaticamente diremos que “conta” é um rótulo, ou seja, é uma ferramenta para classificação das diversas movimentações financeiras que ocorrerão na empresa.

DRE Demonstrativo de Resultados do Exercício

É um documento que demonstra as principais contas utilizadas para administração da empresa.

Venda bruta é a conta que relaciona toda venda da empresa.

Regime de competência, uma regra contábil importante é fazer lançamento por mês de realização da movimentação e não no mês em que será feito o pagamento.

Na conta nomeada Tributos são lançados todos os valores referentes a impostos, taxas e contribuições devidos a qualquer ente público. Não são lançados nesta conta encargos trabalhistas.

Inadimplência é a conta utilizada para lançamento de vendas realizadas, serviços prestados, mas que não foram pagos pelos clientes.

Devoluções é uma conta mais rara utilizada para lançar casos em que o cliente fez o pagamento, mas cancelou a prestação dos serviços.

Venda líquida é uma conta de resultados que demonstra o valor obtido pelo desconto das contas anteriores da venda bruta.

CSP Custo do serviço prestado é a conta que demonstra tudo que gastamos e que compõe o serviço vendido.

Aqui é importante apresentarmos a diferença entre custo e despesa, o primeiro é formado por desembolsos indispensáveis à prestação dos serviços enquanto despesas são gastos periféricos.

O conjunto de contas que forma o CSP pode ser dividido no caso de guia de turismo em:

  1. A) Mão de obra, lançamos nessa conta os desembolsos com serviços prestados por profissionais necessários à prestação de nosso produto, incluímos também o custo da hora do dono, se este também prestar o serviço. Gosto de incluir nessa conta também todos os encargos trabalhistas. (Funcionários)
  2. B) Materiais é a conta utilizada para lançar todos os produtos utilizados na prestação de serviços como roupas e outros utensílios por exemplo. (Roupas, protetor solar, óculos)
  3. C) Fornecedores é utilizada para lançar todos os desembolsos indispensáveis para a prestação do serviço com outras empresas contratadas. (Transporte, alimentação, etc.)

 Despesas administrativas são gastos necessários, mas que não integram a prestação de serviços em si, com documentação e contador, por exemplo. (Papel, telefone)

Despesas com promoção são os gastos com divulgação ou vendo dos serviços.

Despesas com manutenção gastos com reparo.

Despesas financeiras são os desembolsos com bancos e outras formas de antecipar recebíveis.

Resultado bruto é a conta que demonstra a quantidade positiva ou negativa de dinheiro apurado no final do exercício antes de imposto de renda, sócios e investimentos.

Imposto de renda, nesta conta é lançado o valor cobrado de IR mensalmente.

Sócios, nesta conta lançamos todos os valores entregues aos sócios no mês, normalmente sócio só recebe se o resultado é positivo, se negativo, tem que colocar dinheiro no negócio.

Investimento é a conta que usamos para lançar valores referentes às aquisições que fazemos para ampliação do negócio.

Resultado líquido é a conta final que demonstra a apuração de toda operação, se naquele mês houve lucro ou prejuízo.

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s